Sistemas a Base de Resinas

A Hardy Floor oferece os melhores produtos para cada finalidade de sistemas a base de resinas. Um desses sistemas é o revestimento com poliuretano. Ele é mais voltado para a confecção de etiquetas de indústria automotiva, motos, naval, moveleira e comunicação. São aplicados em emblemas, pastilhas, adesivos, batente para móveis, dentre outros. Na indústria eletrônica, essa resina é aplicada em sensores como LDRs e períodos em exposições ao raios UV. É um dos sistemas a base de resinas mais utilizado.

Um dos principais sistemas a base de resinas

Um bem conhecido é o Epóxi. Conta com grande espessura e durabilidade. O Epóxi proporciona áreas mais resistentes, brilhantes e coloridas. Tem grande firmeza quanto a produtos químicos e também um grande aumento da rigidez nas regiões trabalhadas. A textura pode ser tanto derrapante quanto lisa. Há tipos para regiões específicas, como úmidas, secas ou oleosas. Os sistemas a base de resinas de Epóxi são bastante utilizados nas construções, como estacionamentos, garagem e também onde há circulação de pedestres. Há várias opções de retoques, com textura lisa, anticorrosiva, semi-nivelante, acetinado, semi-fosco, dentre outros. Nesse tipo de resina, há maior resistência quanto à umidade. A aplicação é de fácil manuseio e não há necessidade de estufa para que o produto seque.

Resinas usadas em laminados

Outro dos sistemas a base de resinas é o poliéster, do qual seus componentes são derivados de petróleo, passando do estado líquido ao sólido, por meio da polimerização. Esse tipo de resina tem grande peso molecular. Se há instauração em sua composição, ganha o nome de Poliéster Insaturado, fazendo com que a resina seja líquida e depois se torne termoestável. Um exemplo delas é a fibra de vidro que pode substituir o concreto, ou o aço, assim como o ferro. Há também as insaturadas Ortoftálicas, que possui o ácido Ortoftálico, podendo ser dissolvidas em álcool, e em outros solventes. Esse ácido é encontrado para a produção de corantes, perfumes, e outros. Outro tipo também é a Isoftálica, que é bastante flexível e brilhosa, com grande resistência a altas temperaturas, água e manchas. É aplicada em formas de fibras de vidros, piscina e tubulações. Dentre os sistemas a base de resinas, a poliéster é bastante popular, devido ao baixo custo e por ser disseminado. Essa resina é encontrada em cascos de embarcações, telhas, laminação e afins.

Um dos sistemas a base de resinas do poliéster é o Ester Vitílica, que é de fácil aplicação e muito usado na produção de laminados. Esse tipo de resina é considerado muito flexível, em comparação com os tipos mais convencionais, absorvendo impactos em maiores quantidades. Os laminados que apresentam essa resina possuem pouca absorção de água e hidrólise, construindo laminados bem mais resistentes e leves. São usados bastante nas laminações manuais, à vácuo, infusão e RTM. Os sistemas a base de resinas de Ester Vitílica são bastante utilizados também em revestimentos anticorrosivos.

Gostou? Compartilhe Twitter facebook E-mail WhatsApp

Mais visitados

O texto acima "Sistemas a Base de Resinas" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.