Blog

Conheça o sistema autonivelante instalado na Nestlé Purina

A Company Purina foi fundada em 1894 na cidade de Saint Louis, estado do Missouri, nos Estados Unidos, com o objetivo de produzir para os animais rações nutritivas e de boa qualidade. 

Em 1967, a Purina chegou ao mercado brasileiro com a ração Kanina e passou a desenvolver produtos inovadores para a alimentação de cães e gatos. Em 2001, a Nestlé adquiriu a Ralston Purina e entrou no mercado pet food.

Em 2017, a Nestlé Purina inaugurou na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, a 1ª fábrica de ração úmida da América Latina.

Com um investimento de 270 milhões de reais e uma área de 8 mil m², a Nestlé Purina iniciou suas operações com todas as linhas de alimento úmido (Friskies, Cat Chow e Dog Chow) com capacidade para atender o mercado interno e externo. 

Fomos contratados pela iNOVA TS Engenharia, com gerenciamento da Minerbo Fuchs Engenharia, para especificar o piso em diversas áreas de uso da nova unidade da Nestlé Purina

Encarando o desafio

Uma obra dessa magnitude gera uma série de preocupações para o cliente. Qual o sistema mais usado para essa atividade? Esse sistema é o mais adequado para as atividades da nova fábrica? 

Questiona ainda como será a interação entre as diferentes empresas prestadoras de serviço, se as empresas vão executar corretamente todas as etapas e se vão cumprir os prazos.

As preocupações eram absolutamente normais. Afinal, a fabricação de pet food exige vários cuidados que vão desde a seleção dos ingredientes até a manutenção de uma boa estrutura de produção. 

Encontrando a solução

Instalar pisos com fácil higienização era um cuidado fundamental para evitar o prejuízo nutricional e a contaminação das rações, tanto na produção quanto na armazenagem. 

Também era importante pensar em uma estrutura apropriada, com setores que permitissem a circulação de pessoas e equipamentos de forma adequada.

Outro cuidado importante era com a resistência do piso, que devido ao tráfego intenso, poderia sofrer desgaste acentuado. a

A Hardyfloor então apresentou a solução. Analisamos todo o sistema fabril e as necessidades da Nestlé Purina e, em consenso, chegamos à decisão que o nosso sistema Hardylux UT – Autonivelante Uretano supriria as necessidades em todas as áreas.

Obra concluída com sucesso

Após a escolha do sistema  Hardylux UT – Autonivelante Uretano, elaboramos o cronograma de execução em conjunto com a iNOVA TS Engenharia, a Minerbo Fuchs Engenharia e a Nestlé. 

Numa obra desse porte, sempre existe a possibilidade de precisar ajustar a forma de execução ou de adaptar o cronograma. Mas não foi necessário. No total executamos 3.500 m² em duas etapas com total sucesso

Conhecendo o sistema autonivelante Hardylux

O sistema autonivelante Hardylux é composto de polímeros em resinas (epóxi, uretano, MMA ou poliuretano). 

É o revestimento ideal para aplicação em áreas onde é necessário um alto nível de assepsia, pois seu aspecto vítreo e brilhante em maior grau de fechamento de poros tem alta resistência a ataques químicos e abrasivos, além de propriedades fungicidas e bactericidas, pois contém “íons de prata”. 

O sistema autonivelante Hardylux suporta trânsito de leve a intenso, se autonivelando conforme o substrato. Aplicado em camada única, formando a espessura especificada, que pode ser de 2mm a 6mm a depender da área a ser revestida. 

O sistema autonivelante Hardylux possui excelente resistência mecânica, ao impacto, à abrasão e à aderência. Cura em bases com umidade e concreto fresco, com a utilização de primer específico. É resistente aos raios ultravioleta e pode ser aplicado sobre bases cimentícias, cerâmicas, de madeira, ferro, aço e alumínio. 

Por essas características, o sistema autonivelante Hardylux é considerado um revestimento altamente recomendado para laboratórios, indústrias farmacêuticas, hospitais, indústrias alimentícias entre outras.

Como é executado o sistema autonivelante Hardylux?

O primeiro passo na execução do piso resinado é a análise do substrato e a correta preparação da superfície. Depois é aplicado o primer sobre o substrato, preparando-o para receber a camada de autonivelante. Logo após, o sistema especificado é aplicado.

Entretanto, a depender das características da estrutura onde o piso é especificado e das necessidades do cliente, podem ser aplicados outros acabamentos

O acabamento meia cana é executado especialmente em áreas onde há a necessidade extrema de proteção e limpeza. Pode ser executado não apenas no perímetro do piso como rodapé, mas também nas junções de paredes, pilares e teto.

A transferência da junta perimetral é um acabamento utilizado para evitar o desplacamento entre o rodapé meia cana, a parede e o piso executado.

Os lábios poliméricos são reforços de bordas dos panos de piso em concreto, juntas serradas, juntas de encontro e juntas secas, para que não haja o esborcinamentos (quebra) das mesmas.

O preenchimento das juntas com poliuretano flexível ou epóxi semirrígido protege contra o esborcinamento e aparecimento de trincas e fissuras. Mantém o piso monolítico em sua totalidade.

O caimento é uma inclinação nos pisos, executado em áreas com grande derramamento, onde não pode haver empoçamentos. Com esse acabamento, os líquidos são direcionados para os ralos existentes, podendo-se escolher a graduação do caimento, caso a caso.

Os chanfros são executados com a finalidade de aumentar a resistência periférica dos pisos e revestimentos em locais como as bordas de ralos, de tampas metálicas, de grelhas, corredores, entradas e saídas de empilhadeiras. Os chanfros no piso preservam a sua espessura no término dos acabamentos de todas as áreas com os pisos resinados.

O reforço das trincas é aplicado em caso de trincas ou fissuras com movimento potencial. Nesse acabamento, é aplicado um tecido impregnado com resina em poliuretano flexível, que manterá a movimentação, sem afetar o piso executado por cima da área.

Sua empresa também pode ser um case!

Sabemos que a escolha do piso influencia diretamente as atividades da empresa, independentemente do ramo do negócio. Afinal, por ele passa toda a produção e transitam pessoas e equipamentos.  
Para tirar suas dúvidas, venha conhecer nossas soluções! Teremos o maior prazer em também fazer da sua empresa um case de sucesso!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Entre em

Contato conosco

A HARDYFLOOR está a disposição para atender as necessidades da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe comercial!

CADASTRE-SE PARA RECEBER UMA CONSULTORIA

Informação de Contato