Blog

Saiba que benefícios as Nanotintas podem trazer para o seu negócio

Talvez você ainda não saiba, mas você já usa a nanotecnologia. Ela está nos tecidos, na maquiagem, nos aparelhos eletrônicos, nos produtos de higiene pessoal, na medicina e até no setor de alimentação.

A aplicação da nanotecnologia envolve conhecimentos em química, biologia, tecnologia, engenharia e várias outras áreas do conhecimento. 

Especificamente na construção civil, as tintas e revestimentos que usam a nanotecnologia – as nanotintas – tem apresentado inovações que vão desde características biocidas até propriedades autolimpantes.

Vamos conhecer melhor a nanotecnologia, suas aplicações no setor de pisos e revestimentos e entender como as nanotintas têm proporcionado benefícios em diversos setores.

O que é nanotecnologia e quais as suas aplicações?

A nanotecnologia é o estudo e a manipulação de átomos ou moléculas, de maneira a alterar as propriedades de uma matéria e desenvolver novos produtos para atingir um determinado objetivo. 

Como os elementos que compõem a matéria se comportam de forma diferente em nanoescala, os pesquisadores conseguem desenvolver novos materiais com propriedades como condução elétrica, maleabilidade e mudança de cor.

Na medicina, alguns nanomateriais têm propriedades que os tornam mais indicados para o diagnóstico de doenças como Alzheimer e podem ser usados no tratamento de câncer, pois atacam as células doentes preservando as saudáveis.

A nanotecnologia também pode ser usada para reduzir a poluição por meio de agentes nanocatalisadores, que podem acelerar reações químicas reduzindo o tempo de produção e poluindo menos.

Outra aplicação da nanotecnologia consiste em novos métodos de purificação da água e remoção de substâncias poluentes do solo.

No setor alimentício, os nanobiossensores podem ser utilizados para identificar agentes patogênicos nos alimentos. Já os nanocompostos podem aumentar a resistência térmica e mecânica dos alimentos.

Na indústria têxtil, a nanotecnologia permite a modificação da estrutura química dos tecidos, adicionando funcionalidades como o bloqueio de raios UVA e UVB, a melhora do equilíbrio térmico e a secagem rápida.

A nanotecnologia desenvolvida a partir da prata possui aspectos antimicrobianos e antivirais. As nanopartículas de prata foram destaque na área têxtil no combate ao novo Coronavírus na fabricação de máscaras e revestimentos de assentos.

O que são Nanotintas e que benefícios elas podem trazer para o seu negócio?

A nanotecnologia aplicada aos sistemas de pintura e revestimentos é o que chamamos de nanotintas. Cada vez mais a nanotecnologia tem ampliado as possibilidades de utilização dos sistemas de pintura.

Tintas que contém nanopartículas de dióxido de titânio podem ser utilizadas em hospitais pela sua capacidade de destruir bactérias que são altamente resistentes a antibióticos e responsáveis por infecções hospitalares.

Conforme experimento com nanopartículas de Janus, foi constatado que a nanotecnologia também pode ser utilizada para melhorar o desempenho de pisos e revestimentos.

Foi identificado que o lado hidrofílico (atraído pela água) das partículas se virou naturalmente para a superfície onde a tinta foi aplicada, ajudando o revestimento a aderir melhor, enquanto o lado hidrofóbico (que repele a água) ficou voltado para o lado externo, o que tornou a tinta ainda mais repelente à água.

Em superfícies onde existe grande contato com as mãos das pessoas, como corrimãos e suportes de ônibus e metrô, as tintas ou revestimentos que contêm nanopartículas com propriedades biocidas foram exploradas como alternativa para minimizar as possibilidades de transmissão do vírus da Covid-19.

Devido às suas características biocidas, as partículas de nanocobre também vêm sendo utilizadas em projetos de desenvolvimento de tintas e vernizes, resinas, revestimentos metálicos e poliméricos com características antimicrobianas. 

Essas propriedades podem auxiliar a manutenção da qualidade e segurança nas indústrias alimentícia e farmacêutica. Como sabemos, os pisos e revestimentos dessas indústrias precisam ser higienizados frequentemente para evitar os riscos de contaminação. 

Uma vez que entre as boas práticas estabelecidas pela ANVISA para serviços de alimentação, estão a projeção de edificação e instalações que não tenham fluxos cruzados, ações que facilitem a manutenção, limpeza e desinfecção dos ambientes são sempre benéficas.

Outra evolução proporcionada pela nanotecnologia ao setor de tintas e revestimentos é o desenvolvimento de propriedades anticorrosivas. Pesquisas indicam o desenvolvimento de tintas capazes de oferecer essa proteção, sem o comprometimento da flexibilidade, das propriedades mecânicas e da aderência ao substrato.

Na construção civil, as tintas com nanopartículas poliméricas, além de aumentarem a resistência dos revestimentos, possuem propriedades orgânicas e inorgânicas que tem propriedades autolimpantes.

Conheça melhor as Nanotintas!

As inovações trazidas pela nanotintas revolucionaram os sistemas de pintura para piso, que já são bastante utilizados por usarem componentes químicos leves, flexíveis e resistentes à abrasão, além de suportarem o tráfego de leve a moderado.

Além disso, os sistemas de pintura tem uma aplicação bastante simples, com poucos materiais e profissionais. Podem ser aplicados em bases de madeira, cimento, cerâmica, ferro, aço e alumínio.

A nanotecnologia tem contribuído para aumentar a qualidade das tintas e revestimentos, por meio da utilização de nanopartículas, o que aumenta a resistência e as funcionalidades. É a inovação de um futuro cada vez mais presente!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Entre em

Contato conosco

A HARDYFLOOR está a disposição para atender as necessidades da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe comercial!

CADASTRE-SE PARA RECEBER UMA CONSULTORIA

Informação de Contato