Blog

International Paper / Sylvamo

Uma das maiores produtoras mundiais de papel e celulose, a International Paper foi fundada nos Estados Unidos em 1898 por meio da aquisição de várias empresas no ramo. 

A International Paper está presente em todos os continentes, com negócios que incluem a distribuição de celulose, papelão kraft, produção de embalagens de papelão ondulado e papelão para embalagens, papelão revestido, celulose fluff e embalagens não reutilizáveis para o setor de serviços de alimentação.

No Brasil, a International Paper iniciou suas atividades em 1960, na cidade de Mogi Guaçu, em São Paulo. No ano de 2007 a empresa incorporou aos seus negócios a unidade de Luiz Antônio, em São Paulo. Em 2009, a International Paper colocou em operação a unidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. 

Em 2020, a International Paper anunciou um plano de cisão do segmento de papéis para impressão para criar uma nova empresa, independente e com capital aberto. O objetivo era constituir duas empresas bem posicionadas para criar valor a longo prazo. 

A International Paper aumentou então o foco na produção e distribuição de embalagens industriais e anunciou a separação do negócio de papéis para impressão. 

Em outubro de 2021, a área de negócio global de papéis de impressão tornou-se finalmente independente, com o nome de Sylvamo. O objetivo anunciado pela nova empresa era produzir o papel de uma maneira mais responsável e sustentável. 

Se você já precisou imprimir algum relatório, trabalho acadêmico ou comprovante de transações pela internet, certamente já usou os produtos da Sylvamo. Afinal, quem nunca usou papel Chamex?

Vamos conhecer a atuação da Hardyfloor na reforma do piso da Sylvamo que ocorreu em sua unidade de Luíz Antônio, quando ela ainda usava o nome da International Paper em suas operações no Brasil. 

Desplacamentos, desníveis e trincas

A equipe de produção e manutenção da unidade de Luíz Antônio relatou que estava encontrando dificuldades em manusear e transportar as bobinas de papel na sua área fabril, pois o piso, que já era antigo, estava bastante danificado. 

A unidade já havia investido em um equipamento para movimentação das bobinas de papel posicionadas no chão, que utilizava um dispositivo de elevação embutido. Esse equipamento permitia que as bobinas fossem manuseadas sem qualquer assistência adicional. 

A ideia era que, com esse equipamento, o piso fosse preservado. Porém, a dificuldade de transporte ocasionada pelo destacamento das placas, desníveis e trincas do piso estava impactando negativamente a produção da unidade.

Será que o piso resinado é resistente?

O cliente questionou se um revestimento à base de resinas resistiria aos impactos gerados na produção. Além disso, informou que tínhamos apenas 72 horas para a execução de uma área de 350m². 

Diferentemente das obras de instalação, em que todo o processo de análise e instalação é feito por uma só empresa, a reforma do piso geralmente exige que ele seja desmontado para que o substrato seja novamente analisado e então seja definido o material que será utilizado na instalação. 

Era necessário compreender o que havia prejudicado a estrutura do piso para especificar a melhor solução. Falhas no projeto, na execução ou uso inadequado são os fatores mais frequentes.

O desafio da reforma do piso

O cliente questionou se cumpriríamos o prazo informado. Não era uma resposta fácil. Sabíamos que o prazo era suficiente para a aplicação, mas o que fazer com o piso antigo

Quando as placas estão se destacando do piso, o ideal é fazer toda a retirada, inclusive da argamassa, fazer um contrapiso e então especificar o piso escolhido. 

Estava claro que não havia condições de instalar um novo piso sobre a estrutura existente e que uma revitalização não daria o resultado esperado. Mas, apesar dos desplacamentos, havia partes do piso que estavam bem aderidas o que exigiria mais atenção na remoção. 

Fizemos um teste no local para estimar o tempo necessário entre retirada do piso existente, a análise do substrato e a execução do revestimento especificado. Então, aceitamos o desafio de executar a reforma do piso.

Sistema autonivelante, chanfros e tratamento de juntas

Depois da retirada do piso e da análise do substrato, escolhemos o nosso Sistema Hardylux UT – Autonivelante Uretano para o revestimento. Fizemos a preparação do substrato, aplicamos o primer e especificamos o sistema escolhido. 

Também estucamos o piso. O estuque é uma massa composta de cimento, gesso, areia, cal e água usada para revestir paredes e forros.  Em alguns casos, como o da International Paper, o estuque é usado para corrigir partes danificadas do piso. 

Fizemos ainda o tratamento das juntas para evitar o seu esborcinamento (quebra) e o aparecimento de trincas e fissuras, auxiliando na manutenção do aspecto monolítico do piso. 

Ainda executamos os chanfros com o objetivo de aumentar a resistência periférica do piso executado. Os chanfros são importantes para preservar a espessura do piso em áreas como bordas de ralos, de tampas metálicas, de grelhas, corredores, entradas e saídas de empilhadeiras. 

No final da obra, fizemos a limpeza da área e entregamos o piso especificado com o Sistema Hardylux UT – Autonivelante Uretano com 4mm de espessura no prazo estabelecido, o que atendeu todas as solicitações do cliente.

O compromisso da Hardyfloor 

A economia global está em constante mudança e as empresas elaboram estratégias para diversificar seus produtos, aumentar a sua participação no mercado e a rentabilidade de seus negócios.

Entretanto, essas ações exigem uma estrutura de produção que permita otimizar o seu desempenho, colaborando para a qualidade do material fabricado. Nosso compromisso é proporcionar aos nossos clientes as melhores soluções em pisos resinados para otimizar o desempenho produtivo das empresas.

Venha conhecer nossos produtos! Com mais de 20 anos de história, estamos sempre inovando para oferecer as melhores soluções, afinal a Hardyfloor é como o papel: tradicional e moderna ao mesmo tempo!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Entre em

Contato conosco

A HARDYFLOOR está a disposição para atender as necessidades da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe comercial!

CADASTRE-SE PARA RECEBER UMA CONSULTORIA

Informação de Contato