Blog

É realmente necessário usar impermeabilizante para telhado?

As lajes, as coberturas e os telhados são as partes da estrutura física de uma empresa que estão mais expostas à ação das variações climáticas. Entretanto, nem sempre o teto e os telhados recebem a atenção necessária. 

Embora sejam processos naturais, a amplitude térmica, a chuva, o sol, o vento e o calor são fenômenos que causam desgaste às estruturas. Sem a devida proteção, os telhados ficam sujeitos à ação de intempéries, salinidade e ataques químicos. 

Esses processos facilitam a formação de goteiras e infiltrações, que podem danificar as máquinas e comprometer a qualidade do estoque e da produção.

Por essa razão, é preciso escolher materiais que protejam as estruturas de danos que possam comprometer a saúde dos colaboradores, causar acidentes e danificar o patrimônio da empresa. 

Mas será que escolher um bom telhado é suficiente? Ou será realmente necessário usar impermeabilizante para telhado? Vamos descobrir.

Quais os tipos mais comuns de telhado industrial?

Os telhados industriais são usados para proteger estruturas físicas de empresas ou de locais com grande movimentação de pessoas, como igrejas e quadras esportivas. Por isso são bem diferentes dos telhados domésticos. 

Além de cobrir uma área maior, os telhados industriais precisam estar de acordo com as especificações de cada estrutura para proporcionar as condições necessárias ao melhor desempenho das atividades.

A primeira etapa na construção do telhado é o projeto. A partir da análise da estrutura necessária para as atividades, é possível definir o tipo de telhado mais adequado.

Também é importante escolher materiais de qualidade e selecionar uma equipe treinada para realizar a instalação. Essa combinação otimiza a utilização do tempo e dos materiais, evitando desperdícios. 

Os telhados de metal são de fácil instalação e os mais comuns nas áreas comercial e industrial. Geralmente são compostos de materiais duráveis como cobre, aço ou alumínio. 

Os telhados de concreto são pré-moldados na fábrica e montados sobre uma estrutura metálica na unidade. Também tem alta durabilidade e resistência.

Os telhados compostos de telhas translúcidas são uma alternativa para uma melhor utilização da luz natural. Podem ser compostos de fibra de vidro, policarbonato, vidro, PVC ou polipropileno.

Os telhados de asfalto são compostos de vários materiais geralmente revestidos de fibra de vidro. São uma opção inicialmente mais barata, mas que apresenta baixa durabilidade e necessita de manutenção constante. 

Os telhados termoacústicos são fabricados com poliuretano rígido, que garante propriedades térmicas e acústicas. Por isso estes telhados são indicados para projetos que necessitam desse tipo de isolamento. 

Que problemas que um telhado sem proteção pode causar?

Quando uma estrutura está exposta ao sol, a temperatura do ambiente pode ficar elevada, o que compromete a qualidade dos produtos e a segurança dos colaboradores, gerando insalubridade, redução da produtividade e alto custo com climatização.

Além disso, independentemente do material usado, a variação de temperatura pode contrair ou dilatar as estruturas do telhado.

Essas alterações geram danos como fissuras, trincas e outras imperfeições que permitem a entrada de umidade, criando condições favoráveis para o surgimento de microorganismos. 

Quando uma edificação não tem a proteção necessária, a chuva e a umidade também podem danificar as suas estruturas. Isso ocorre porque, em contato com a umidade, o oxigênio presente no ar gera oxidação dos materiais metálicos.

A oxidação não tratada dá início ao processo de corrosão, em que o metal de parafusos, juntas e outras estruturas de metal começam a se desprender, ficando mais expostas à ação da atmosfera.

Numa fase mais avançada, a corrosão se transforma em hidróxido de ferro, a popular ferrugem. Nessa fase, a resistência do metal já está comprometida, tornando a sua recuperação praticamente inviável.

A impermeabilização impede que a umidade e o oxigênio entrem em contato com o ferro, evitando a oxidação e consequentemente a corrosão e a ferrugem. 

A impermeabilização evita a ação do oxigênio e passagem de líquidos e umidade para as superfícies, o que preserva também o concreto, pois as estruturas metálicas estão em contato com o concreto. 

A impermeabilização do telhado é uma ação necessária para reduzir o efeito que as intempéries podem causar. A partir da impermeabilização, é possível obter um ambiente com características estanques e mais seguras.

Por que a borracha líquida é o melhor impermeabilizante para telhado?

Existem no mercado várias opções de impermeabilizante para telhado. Entretanto, com o desenvolvimento da tecnologia na área da construção civil, alguns materiais se mostraram mais eficientes e mais sustentáveis que outros.

O revestimento em borracha líquida é altamente refletivo, ou seja, reflete o calor em vez de absorvê-lo. Esse processo diminui o calor na superfície onde foi aplicado, o que elimina os choques térmicos que ocasionam dilatação e contração do material do telhado causando fissuras e trincas.

Com a redução do calor na superfície, reduz-se também o calor na parte interna da estrutura, o que diminui os custos com energia e climatização dos ambientes, ao mesmo tempo que preserva os materiais e insumos.

O revestimento térmico em borracha reduz ruídos e suporta altas temperaturas, além de ser atóxico. As partículas do impermeabilizante tornam as superfícies repelentes à água, o que bloqueia a umidade, impermeabilizando o ambiente de produção. 

A impermeabilização em borracha líquida se adapta à superfície, formando uma total cobertura monolítica, que elimina pontos de infiltração. Com isso, reduzem-se os riscos de proliferação de fungos e agentes contaminantes.

Agora que você já sabe quais são os benefícios da borracha líquida, vamos conhecer as soluções que a Hardyfloor oferece em impermeabilizante para telhado. 

Quais as soluções em impermeabilizante para telhado que a Hardyfloor oferece?

Os revestimentos em borracha líquida Hardproof® e Hardyrubber® foram desenvolvidos exclusivamente com matéria-prima nacional e podem ser aplicados diretamente na superfície.

Essa aplicação pode ser feita em cimento, cerâmica, pedra, metal, madeira e outros, com um acabamento de alto brilho, impedindo que qualquer tipo de material líquido ou gasoso penetre na superfície. 

A tecnologia desenvolvida pela Hardyfloor permitiu que a aplicação dessa resina atóxica tivesse maior durabilidade e resistência a variações climáticas, podendo ser aplicada também em reservatórios de água potável (com emissão de laudo de potabilidade), provendo total impermeabilização

Os revestimentos Hardyproof® e Hardyrubber® possuem cores variadas e podem ser aplicados com spray, com rolos ou pincéis, com total eficiência e rapidez. Com um serviço mais rápido, a obra é liberada antecipadamente, reduzindo a necessidade de parada de atividades. 

Os impermeabilizantes Hardyproof® e Hardyrubber® são aplicáveis às áreas internas e externas, não contém solventes e possuem baixo odor. Além disso, possuem resistência aos raios UV e se expandem ao calor, reduzindo a temperatura do substrato.

Os revestimentos HardyProof® e Hardyrubber® são a opção de impermeabilizante para telhado que atende não apenas indústrias em geral, mas também frigoríficos, armazéns, supermercados, quadras e galpões.

Conheça os sistemas Hardyfloor e impermeabilize suas lajes e telhados com alta resistência ao tráfego, proteção contra chuvas e ação do tempo, eliminando vazamentos e umidade indesejada e evitando assim, o aparecimento de fungos e bactérias.

Fale com a gente! Os sistemas Hardyfloor oferecem segurança e eficiência na sua impermeabilização! 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Entre em

Contato conosco

A HARDYFLOOR está a disposição para atender as necessidades da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe comercial!

CADASTRE-SE PARA RECEBER UMA CONSULTORIA

Informação de Contato