Sistema Autonivelante Cimentício

Gostou? Compartilhe

Sistema HARDYCONCRET

O Sistema Hardyconcret (autonivelante cimentício) consiste em um produto que nivela e regulariza pisos deconcreto, lajes em alvenaria em geral. De fácil aplicação, rapidez e excelente custo x benefício. É utilizado em casos em que o concreto está desgastado, esburacado e não necessita de uma nova concretagem. O Sistema Hardyconcret é um cimento modificado com polímeros, com características de alto fluxo e, ao contrário do concreto tradicional, não requer a adição de quantidades excessivas de água para a execução.

O sistema Hardyconcret é normalmente usado para criar uma superfície plana e lisa (Ff/Fl) específicos e com uma resistência à compressão semelhante ou superior à do concreto tradicional podendo receber revestimentos após a sua cura como: epóxi, poliuretano, MMA, uretano entre outros acabamentos ou não. O sistema Hardyconcret aumentou em popularidade à medida que o grau de nivelamento exigido na execução e alcançado em pouco tempo. O concreto autocompactante (ou autocompactável) SCC (Self Consolidating Concrete) é um tipo e concreto com formulação altamente fluida, baseada em superplastificantes e, portanto, também é autonivelante. O termo auto nivelamento foi criado nos Estados Unidos em 1978, em referência a diferenciá-lo do concreto tradicional, que normalmente é mais rígido no manuseio e requer mais trabalho para executá-lo.

Aplicação

Na categoria de concreto autonivelante, existem duas aplicações básicas: onde são instalados sobre um substrato existente para nivelar e corrigir quaisquer irregularidades de superfície antes da instalação de todos os tipos de revestimentos para pisos, incluindo, pisos em epóxi, poliuretano, MMA, uretano, vinílico entre outros. Porém pode também desempenhar a função semelhante, a de um piso acabado real, sem a necessidade de um revestimento. Algumas aplicações típicas para coberturas de concreto incluem pisos de armazém, aplicações industriais, lojas de varejo e instalações institucionais. As coberturas de concreto também podem receber corantes pigmentados, coloridos, cortes, ou polimento mecânico para produzir uma superfície decorativa de concreto acabado.

Quando o concreto autonivelante é derramado, ele tem uma viscosidade semelhante à massa de panqueca. Um rastelo especial com medidor é usado para movê-lo no lugar sem espalhá-lo muito fino. O acabamento é feito quebrando levemente a tensão superficial do produto, usando um rolo quebra bolhas. Os polímeros na mistura do autonivelamento mantêm a viscosidade do produto de forma que ele permaneça uniforme na composição de cima para baixo, sem que os agregados de areia afundem no fundo da camada instalada. A espessura típica da instalação desses produtos é de cerca de 0,25 polegadas para garantir que haja massa suficiente para o material fluir, embora existam agora alguns produtos autonivelantes que podem ser instalados com uma espessura média de apenas 0,125 polegadas.

VANTAGENS DO SISTEMA

  • Produção 10x mais rápida;
  • Custo compatível ao método tradicional;
  • Maior controle de qualidade do material aplicado em obra;
  • Transporte vertical independente ao da obra;
  • Não necessita de estocagem de materiais;
  • Otimização da mão de obra;
  • Não há desperdício de materiais;
  • Maior limpeza e organização;
  • Atende as resistências de compressão e tração solicitados pelas normas brasileiras da ABNT.