Blog

Você utiliza as melhores soluções de piso para estacionamento?

O grande número de veículos em circulação no Brasil demanda vias públicas diversificadas, que possam desobstruir o tráfego e proporcionar outras opções de trajeto modais, buscando reduzir o tempo que passamos no trânsito.

Porém, durante o período em que o motorista não está em deslocamento, seu veículo utiliza os serviços de estacionamento e garagem. O fluxo de veículos nesses ambientes e o período em que eles permanecem estacionados impactam na sobrecarga do piso e na frequência da sua manutenção. 

Para alguns estabelecimentos como shoppings, supermercados e restaurantes, o conforto e a disponibilidade de vagas de um estacionamento podem fazer a diferença para o cliente decidir se vai entrar ou não para comprar. 

Da mesma forma, uma boa estrutura de estacionamento aumenta a satisfação do cliente, agrega valor ao empreendimento e viabiliza maior receita com as novas tendências tecnológicas.

Por isso, um dos aspectos a serem observados no conforto de um estacionamento é a segurança da sua estrutura, principalmente do piso. Mas como saber quais as melhores soluções de piso para estacionamento?

Quais as regras de um estacionamento? 

Parece simples mas, assim como no trânsito, podem ocorrer vários transtornos se não houver uma boa sinalização nos estacionamentos. 

As placas verticais, a sinalização horizontal, o uso de semáforos e cancelas, além de um sistema de controle e orientação de vagas para as vagas cobertas, permitem que o tráfego dentro do estacionamento ocorra de forma rápida e segura.

Quando os estacionamentos têm uma estrutura inadequada, não seguem as normas, não são bem sinalizados e não utilizam sistema de vagas, os motoristas podem encontrar dificuldade para realizar manobras, estacionar os carros e transitar entre os veículos.

O resultado desses transtornos é uma péssima experiência já na chegada ao estabelecimento, o que interfere na percepção do cliente sobre o ambiente de forma geral. 

Os estacionamentos também devem manter a sinalização para as vagas para portadores de necessidades especiais e para os acessos a elevadores e escadas. Vagas em frente aos corredores de pedestres impedem a acessibilidade.

As prefeituras municipais estabelecem as dimensões das vagas, das faixas de circulação do veículo, rampas, formas de sinalização entre outras normas para estabelecimentos comerciais e condomínios.  

O Decreto 5296/2004 e a ABNT NBR 9050/2020 são normas que estabelecem diretrizes para a acessibilidade de portadores de necessidades especiais, inclusive nos estacionamentos. 

Em linhas gerais, essas normas estabelecem regras para as vagas especiais na rua e, para o acesso da cadeira de rodas ao veículo, a dimensão das vagas especiais, a área de circulação adicional e as formas de sinalização, que devem ser por placas ou por pintura no chão, utilizando o símbolo internacional.

Como executar um piso para estacionamento?

Quando está em mau estado, o piso para estacionamento pode ocasionar acidentes e danificar os veículos. Para oferecer conforto e segurança aos usuários dos serviços de estacionamento, é necessário observar e cumprir as etapas para a instalação do piso para essa atividade.

É importante fazer a análise e a estabilização do solo para que ele possa absorver os impactos causados pela sobrecarga e evitar o surgimento de patologias do concreto, que podem causar fissuras, trincas, porosidade e permeabilidade.

Depois da análise do substrato e da correta preparação da superfície, deve-se escolher o sistema mais adequado às necessidades do cliente para fazer a instalação do piso para estacionamento. 

Qual o melhor piso para estacionamento?

Os estacionamentos comerciais possuem grande fluxo de veículos. Por isso, o piso escolhido deve ser resistente para suportar o tráfego e ser de fácil manutenção. 

Muitas vezes o barato pode sair caro, ou seja, um piso de qualidade inferior terá um maior custo de manutenção com reformas constantes, além da insatisfação dos clientes com a imagem.

Os revestimentos resinados sobre o concreto apresentam um piso altamente resistente. Em caso de impactos fortes, o problema fica localizado e o choque do efeito se dissipa, sem alteração no restante do piso.

Vamos conhecer as opções que a Hardyfloor oferece para esta atividade. 

Sistema Multicamadas – Hardylayer

O Sistema Multicamadas recebe esse nome porque é executado em camadas sobrepostas de argamassa, um composto de polímeros em resinas epóxi, uretano, MMA ou poliuretano com aspersão de cargas minerais de alta dureza.

Essas camadas formam a espessura especificada dependendo da área a ser revestida, variando entre 1,5 mm e 4 mm, que resistem a diferentes solicitações de tráfego, de moderados a intensos, indicados para estacionamentos de alta rotatividade.

   

Sistema Hardylayer

O Sistema Hardylayer possui acabamento final em tinta epóxi, uretânica ou poliuretânica, sempre com 100% de sólidos (sem solvente), que proporcionam um aspecto brilhante e asséptico, com propriedades antiderrapantes.

Sistema de Pintura – Hardypaint

O Sistema de Pintura também é composto pelo acabamento em resinas epóxi, uretano, MMA ou poliuretano, sempre com 100% de sólidos (sem solvente). 

O Sistema Hardypaint só deverá ser aplicado em um substrato em bom estado, com trânsito de leve a moderado, indicado para estacionamentos de baixa e média rotatividade.

O Sistema Hardypaint é composto por uma camada de primer (selador) que infiltra nas moléculas com concreto agregando-as e formando uma ponte de aderência entre o substrato e o acabamento.

Após esse processo são aplicadas 1 ou 2 demãos (conforme a necessidade) de resina 100% de sólidos. Esse sistema pode variar de espessura dependendo da necessidade da área a ser revestida, sempre de 300μ a 800μ. 

Sistema Hardypaint

Proporciona um acabamento de aparência brilhante com boa resistência química e abrasiva. Sua rapidez de aplicação, fácil limpeza e manutenção possibilitam uma ótima alternativa em termos de custo/benefício aumentando a durabilidade do substrato.

Sistema Autonivelante – Hardylux 

O Sistema Hardylux se autonivela conforme o substrato. Aplicado em camada única, que forma uma espessura especificada que varia entre 2 mm e 6 mm, dependendo da área a ser revestida. 

Sistema Hardylux

Composto de polímeros em resinas epóxi, uretano, MMA ou poliuretano, o Sistema Hardylux suporta trânsito de leve a intenso, sendo adequado para estacionamentos de qualquer rotatividade.

Detalhes na execução

Na execução do piso podem ser feitos adicionalmente o tratamento das juntas, o caimento do piso, os chanfros, entre outros procedimentos que visam aumentar a eficiência e durabilidade do piso instalado. 

O caimento do piso é importante para o escoamento da água, principalmente em áreas externas e locais de limpeza frequente, evitando empoçamentos.

Os chanfros são executados com a finalidade de aumentar a resistência periférica dos pisos e revestimentos executados, preservando sua espessura no término dos acabamentos de todas as áreas, como bordas de ralos, tampas e grelhas.

Conheça as soluções da Hardyfloor

A construção de um estacionamento vai além da simples demarcação de vagas. O cuidado com as instalações, a escolha do pessoal e a atenção com a manutenção podem fazer a diferença para um cliente escolher entre comprar ou não em um estabelecimento.

A escolha apropriada do piso para o estacionamento e a correta sinalização dos seus espaços são itens importantes para garantir a segurança e o conforto dos clientes.

Conheça nossos sistemas e fale com a gente! Temos uma equipe preparada para analisar cada situação e ajudar você a não estacionar na hora de decidir.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Entre em

Contato conosco

A HARDYFLOOR está a disposição para atender as necessidades da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe comercial!

CADASTRE-SE PARA RECEBER UMA CONSULTORIA

Informação de Contato