Blog

O piso resinado na renovação, revitalização e restauração de grandes áreas

Depois de algum tempo, é natural que os pisos precisem de manutenção, principalmente em grandes áreas como indústrias, estacionamentos, hospitais, entre outras. Isso ocorre não apenas pelo desgaste natural do uso, mas pela intensidade do tráfego. 

Entretanto, no momento da manutenção, surgem dúvidas sobre qual o tratamento mais indicado para o piso. Que tipo de manutenção deverá ser utilizada: renovação, revitalização ou restauração? Qual a diferença entre elas? 

Para ajudar na decisão, é preciso avaliar a situação do piso e definir o efeito desejado. O estado de conservação da edificação vai indicar o procedimento que deverá ser realizado e quais os sistemas mais adequados para cada situação. 

Renovação, revitalização e restauração

Antes que o piso seja instalado da forma como conhecemos, é necessário que seja realizada a devida análise do substrato (base) e a preparação da superfície onde o piso será instalado.

A qualidade da instalação e do material aplicado vão determinar a periodicidade e a intensidade das manutenções do piso, que podem ser pela renovação, revitalização ou restauração. 

A renovação consiste em dar uma “cara nova” à camada principal de proteção do piso. Para isso, o procedimento é simples. Basta apenas limpar, polir e aplicar (renovar) a camada protetora. 

A renovação do piso feita com resinas é um procedimento bastante higiênico, pois não gera poeira e tem pouco cheiro.  

A renovação é um procedimento mais prático e mais barato, em que somente o acabamento do piso é reaplicado, geralmente realizado em áreas comerciais para manter o brilho do piso, sem que seja necessário quebrar a estrutura existente. 

Entretanto, a renovação do piso só deve ser aplicada em substratos que estejam em bom estado. Como esse tratamento é rápido, é possível ter uma grande área renovada em poucas horas. 

A revitalização é um tratamento que visa a correção de imperfeições decorrentes do tempo e do uso, preservando suas estruturas. O objetivo, como o próprio nome diz, é dar uma nova vida ao piso.

Na revitalização é feito um polimento com pedras abrasivas apropriadas, limpeza e aspiração de todo o pó e sujidade, tratamento de alguma eventual trinca ou fissura, estucamento também de alguma imperfeição, primer (se necessário) e o acabamento. 

A restauração é um tratamento que reforça a sua estrutura, conferindo ao piso uma nova superfície. O objetivo da restauração é consertar um piso já deteriorado, reparando as imperfeições decorrentes não apenas do uso, mas dos danos causados pelo desgaste de seus materiais. 

O desgaste dos materiais pode ocorrer por danos à estrutura, pela baixa qualidade dos materiais ou por falhas na instalação. Principalmente em edificações mais antigas, o piso resinado tem substituído pisos de outros materiais. Vamos conhecer melhor. 

Por que usar piso resinado para revitalizar, renovar e restaurar?

Durante muitos anos, as indústrias, os supermercados, hospitais, quadras esportivas, entre outros estabelecimentos, utilizaram os pisos de concreto, pisos cerâmicos e até vinílicos

Estes pisos não são adequados para grandes áreas industriais e comerciais porque têm maior probabilidade de rachar, trincar, criar desníveis e se desgastar mais rapidamente com produtos químicos. 

Além disso, são pisos de difícil manutenção, facilmente suscetíveis à infiltração, que decorre da alta porosidade desses materiais. Isso compromete a estrutura da edificação, causando oxidação e ferrugem, além de deixar o ambiente propício à proliferação de fungos e bactérias.

O piso resinado pode ser aplicado sobre bases cimentícias, cerâmicas, madeiras, ferro, aço e alumínio. Uma vez aplicado, confere à qualquer base um aspecto limpo, impermeável e de grande durabilidade

Caso haja alguma queda com impacto forte, o choque do efeito se dissipa, sem alteração no restante do piso e o problema fica localizado. Em outras palavras, o piso resinado tem grande resistência química, mecânica e a impactos, além de ser de fácil manutenção

O piso resinado tem uma superfície lisa, sem rejuntes, de excelente estética e de fácil higienização, podendo ser antiderrapante. As resinas em geral são aplicadas em finais de semana, sem parada da produção, obedecendo às cores corporativas que podem ser integradas ao projeto. 

Quando corretamente aplicado, o piso resinado não se altera devido à sua resistência e durabilidade, precisando apenas de uma revitalização após longos anos de uso. 

As soluções Hardyfloor

A Hardyfloor dispõe dos mais avançados sistemas de revestimento para a renovação, revitalização ou restauração do piso. Ao longo de mais de 20 anos a Hardyfloor utilizou as mais diversas técnicas e sistemas para recuperar pisos.

O Sistema Hardylux (autonivelante) já foi utilizado para restaurar pisos em avançado estado de deterioração, com desplacamentos desníveis e trincas, em indústrias com alta intensidade de tráfego. 

O Sistemas Hardycoat (argamassado), Hardylayer (multicamadas) e Hardygrout (estucamento e regularização de buracos) já foram especificados na restauração de áreas industriais que disponibilizaram pouco tempo para aplicação. 

O Sistema Hardypaint (pintura) foi especificado em áreas onde havia um alto nível de exigência, com padrões internacionais de qualidade. 

Nessas, e em tantas outras situações, a Hardyfloor precisou fazer a restauração com piso resinado em estruturas com alto nível de desgaste ou com falhas de instalação que comprometeram o piso em poucos meses de uso.

Entretanto, a Hardyfloor também já fez a revitalização de pisos que ela mesmo instalou há mais de 10 anos. Em alguns casos, revitalizamos os pisos que instalamos há 20 anos, quando ainda estávamos começando nossas atividades no mercado de pisos e revestimentos.

O que mostra que, desde o início, a Hardyfloor vem enfrentando grandes desafios na instalação, revitalização e na restauração de pisos. Prazos curtos, pisos altamente danificados, especificar o piso sem interferir na produção. 

Entretanto, a Hardyfloor mantém o compromisso com a segurança e a qualidade dos serviços. Venha conhecer nossos cases e as soluções Hardyfloor!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Entre em

Contato conosco

A HARDYFLOOR está a disposição para atender as necessidades da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe comercial!

CADASTRE-SE PARA RECEBER UMA CONSULTORIA

Informação de Contato