Blog

Conheça os pisos industriais sustentáveis

Sustentabilidade é um conceito que vem ganhando espaço nas mídias e no mercado. A conscientização sobre a necessidade de soluções mais ecológicas, com impactos sociais e econômicos positivos, tem direcionado a indústria para novas práticas de produção.

O mercado da construção civil tem aderido a modelos cada vez mais sustentáveis em seus serviços. Esses novos modelos abrangem as mais diversas etapas e processos da construção.

Essa mudança pode ser constatada na elaboração de projetos que otimizam o aproveitamento dos materiais, nas das metodologias de trabalho que utilizam mais insumos reciclados ou reaproveitados.

Além disso, em razão da Política Nacional de Resíduos Sólidos, as empresas de construção civil, entre outras, estão sujeitas à elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos

Entende-se por resíduos da construção civil, os resíduos gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis.

Como etapa fundamental de qualquer processo de construção, a instalação de pisos e revestimentos também está aderindo ao padrão sustentável exigido no mercado. Vamos entender um pouco melhor o que é sustentabilidade e conhecer os sistemas de pisos industriais sustentáveis.

O que é sustentabilidade?

Para que um produto ou serviço seja considerado sustentável, é importante avaliar o seu ciclo de vida, ou seja, a série de etapas que envolvem o seu desenvolvimento, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final.

Uma solução é caracterizada como sustentável quando, ao ser comparada com as soluções convencionais, apresenta mais impactos positivos sobre o ambiente, a sociedade e a economia.

Uma solução sustentável adota materiais mais resistentes, com maior durabilidade, para diminuir a frequência das substituições. Também utiliza recursos de fontes renováveis, com baixo consumo de água e tratamento adequado dos resíduos. 

O que são pisos sustentáveis?

Os pisos sustentáveis seguem a lógica da produção sustentável. Desta forma, usar critérios que estabeleçam ações de sustentabilidade são uma iniciativa importante na utilização desses pisos.

Os pisos ecológicos de origem vegetal são muito utilizados em ambientes domésticos. Os pisos de cortiça, por exemplo, são fabricados de cascas de árvores, preservando-as em seus locais de origem, evitando o desmatamento. 

Os pisos de eucalipto são fabricados com madeira exclusiva para essa destinação, retirada de áreas reflorestadas. Os bambus para fabricação de pisos podem ser extraídos sem destruir a matriz. 

Os pisos monolíticos drenantes compostos de borracha são desenvolvidos com grânulos de pneu reciclado. Como são monolíticos, não tem rejuntes ou emendas, porém são permeáveis.

Esses pisos emborrachados são adequados para áreas externas de escolas, praças, clubes e quadras. São pisos com características de anti-impacto, anti-derrapante, ergonômico, acústico, atóxico e drenante.

Os pisos industriais, entretanto, utilizados não apenas em indústrias mas em hospitais, laboratórios, cozinhas industriais, frigoríficos, entre outros, demandam alternativas mais resistentes à intensidade do tráfego, aos impactos típicos de atividades industriais e às constantes ameaças de agentes patogênicos.

A NBR 14050 dispõe sobre sistemas de revestimentos de alto desempenho à base de resinas epoxídicas e agregados minerais e estabelece as soluções indicadas para ambientes com risco de incêndio ou explosões.

A ANVISA estabelece entre as boas práticas para serviços de alimentação, que o piso, parede e teto tenham revestimento liso, impermeável e lavável, que devem ser mantidos íntegros para evitar a transmissão de contaminantes aos alimentos.

A NBR 14785/ABNT, que trata dos requisitos de segurança em laboratório, determina que as paredes, o forro e os pisos devem ser lisos, fáceis de limpar, impermeáveis aos líquidos e resistentes aos produtos químicos e aos desinfetantes geralmente usados no laboratório.

Nesses casos, para implantar pisos industriais sustentáveis e cumprir as determinações legais, é importante otimizar a utilização dos recursos, inclusive os já existentes, como nos processos de renovação e revitalização de pisos. Essas ações reduzem sensivelmente a produção de entulho e a utilização de novos materiais. 

Como os pisos industriais são aplicados em grandes espaços, é importante pensar que um procedimento de reforma em áreas extensas possui uma demanda intensa de material e gera uma gera uma quantidade proporcional de resíduos.

Longos processos de instalação e reforma geram muitos incômodos, poeira e barulho. Em ambientes como escolas e faculdades, assim como em hospitais e clínicas, com pacientes que precisam de condições adequadas de tratamento, é fundamental minimizar esses transtornos.

Outra questão importante é a quantidade de resíduos gerados durante a reforma, em que é necessário contratar serviços especializados para realizar o descarte. Os pisos renovados e revitalizados geram menos resíduos, portanto são mais sustentáveis. 

Quais as alternativas de pisos industriais sustentáveis?

Adotar ações sustentáveis se tornou uma necessidade em todas as áreas empresariais. Na construção civil, a escolha de pisos industriais sustentáveis é uma decisão que impacta positivamente o processo de produção e a qualidade dos serviços. 

O Sistema Hardyconcret é um cimento modificado com polímeros, com características de alto fluxo e, ao contrário do concreto tradicional, não requer a adição de quantidades excessivas de água para a execução. 

O Sistema Hardyconcret proporciona maior controle de qualidade do material aplicado em obra, sem desperdícios e sem a necessidade de estocagem, o que proporciona maior limpeza e organização. 

O Sistema Hardycut é uma forma de revestimento de design sustentável, pois utiliza um material que já foi colocado. Os pisos de concreto polido são de baixa manutenção, pois são duráveis e fáceis de limpar. Seu alto coeficiente de atrito pode torná-lo antiderrapante.

O concreto polido reduz os problemas com ácaros e alérgenos e não prolifera o crescimento de fungos. Além disso, é altamente reflexivo, reduz as necessidades de iluminação e pode melhorar a iluminação natural. O piso de concreto polido é muito resistente, sem rachaduras ou ondulações.

O Sistema Hardypaint ECO é fabricado com NR-Poli-Cis-Isopreno, um composto à base de borracha vegetal sintética, sem a adição de compostos orgânicos voláteis. Pode ser aplicado em áreas internas e externas e suporta o trânsito de leve a moderado. 

A consciência ambiental é um dos alicerces da Hardyfloor. Adotamos em nossos sistemas, pisos industriais sustentáveis com maior durabilidade e qualidade com foco no retrabalho zero. 

Ao utilizar materiais de qualidade, aumentar a durabilidade dos pisos e zerar o retrabalho, a Hardyfloor otimiza a utilização dos recursos, contribuindo para os princípios da sustentabilidade. Conheça nossas soluções!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Entre em

Contato conosco

A HARDYFLOOR está a disposição para atender as necessidades da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe comercial!

CADASTRE-SE PARA RECEBER UMA CONSULTORIA

Informação de Contato