Blog

Revestimentos de resina para piso: definição, tipos e benefícios

As resinas são amplamente utilizadas na construção civil, nas reformas e recuperação de estruturas, preenchimento de rachaduras, revestimento de concreto, colagem de concreto novo com antigo, fixação de vergalhões, reconstituição de concreto e na  instalação e reforma de pisos industriais e decorativos. 

O revestimento de resina para piso é ecologicamente correto, oferece segurança e durabilidade que as atividades empresariais exigem. Neste artigo, vamos conhecer melhor os revestimentos de resina para piso, seus tipos e benefícios. 

Quais os tipos de resina para piso?

As resinas mais utilizadas nos pisos são o uretano, o poliuretano, o MMA (metil metacrilato) e a epóxi. Essas resinas são utilizadas na implantação e reforma de pisos para indústrias farmacêuticas, alimentícias, laboratórios, hospitais, pintura de pisos em quadras poliesportivas, sinalização em estacionamentos e estradas. 

Diante das mais diferentes demandas, como escolher o revestimento de resina que vai compor o piso? Vamos conhecer com mais detalhes as resinas mais utilizadas nos revestimentos de pisos.

Uretano

O uretano é um composto químico formado de oxigênio, nitrogênio, carbono e hidrogênio. O revestimento à base de resina uretânica possui grande resistência química, mecânica e abrasiva, o que permite o tráfego de pessoas, máquinas e equipamentos. O piso à base de uretano é um revestimento de alta durabilidade

Os sistemas Hardyfloor à base de uretano possuem excelente resistência química, térmica e mecânica. São indicados para indústrias químicas, alimentícias e de bebidas pois contém agentes fungicidas e bactericidas.

Poliuretano

Os nomes semelhantes podem causar confusão, mas o uretano e o poliuretano são diferentes, embora não muito. O uretano é um grupo químico, enquanto o poliuretano é um material que incorpora vários grupos de uretano. Pode-se dizer que o poliuretano é um conjunto de uretanos. 

Os sistemas Hardyfloor à base de poliuretano possuem formulação com excelente resistência a raios ultra violeta, maior durabilidade do brilho, além de ser flexível e resistente a produtos químicos.

Metil Metacrilato (MMA)

A resina de metil metacrilato (MMA) é um composto que foi desenvolvido a partir da necessidade de aplicação e cura rápidas.  O MMA está presente em quase todos os sistemas da Hardyfloor (argamassado, pintura, autonivelante, multicamadas e autonivelante cimentício).

Devido à sua alta resistência química, mecânica e térmica, é um composto muito indicado para atividades que não podem sofrer interrupção porque tem um processo de cura muito rápido (até 2 horas) e proporciona um breve retorno às atividades. 

Epóxi

A resina Epóxi é uma espécie de plástico que endurece em contato com um  catalisador (agente que aumenta a velocidade de uma reação química, sem alterar a sua composição). 

É um composto muito versátil com diversas aplicações, sendo utilizado na recomposição de concreto, remendo de trincas em paredes, solos e estruturas variadas. Os sistemas Hardyfloor à base da resina Epóxi possuem formulação de uso geral com boa resistência química e mecânica. 

Quais os tipos de revestimento de resina para piso?

A partir das resinas utilizadas, podem ser obtidos três tipos de revestimento com acabamentos diferenciados: o áspero, o semi liso e o liso, sendo que a pintura pode ter alta ou baixa espessura.

Desde o revestimento áspero, que concede mais segurança das áreas revestidas, até o acabamento liso, com alto brilho e estética, os sistemas Hardyfloor de piso resinado possuem propriedades antiderrapantes com vários graus de aspereza e granulometria, podendo ser quartzo ou óxido de alumínio. 

São ideais para áreas onde as superfícies tendem a ficar molhadas ou escorregadias devido aos processos de produção e limpeza, tornando as superfícies internas ou externas mais seguras.

Os sistemas podem ser de pintura, argamassado, em multicamadas e autonivelante. O estado do substrato e as demandas de cada atividade vão nortear a escolha do revestimento de resina para piso a ser utilizado. 

Na Hardyfloor,  o sistema Hardypaint (pintura) pode variar de espessura dependendo da necessidade da área a ser revestida, sempre de 300µ a 800µ sendo que a pintura pode ter alta ou baixa espessura.

No sistema Hardylayer (multicamadas), esse revestimento é executado em camadas sobrepostas de argamassa, um composto de polímeros em resinas, com aspersão de cargas minerais de alta dureza, formando a espessura especificada dependendo da área a ser revestida, podendo ser de 1,5mm a 4mm, assim resistem a diferentes solicitações de tráfego.

O sistema Hardylux (autonivelante) é aplicado em camada única, formando a espessura especificada dependendo da área a ser revestida, podendo ser de 2mm a 6mm, suportando trânsito leve a elevado, se auto nivelando conforme o substrato. 

O sistema Hardycoat (argamassado) é formulado com resinas 100% sólidas, tri-componentes, que ao serem adensadas através de uma acabadora de superfície formam uma camada de elevada resistência, esse revestimento é executado em camada única, eliminado etapas tornando-se uma aplicação mais prática e rápida.

Quais os benefícios dos revestimentos de resina para piso?

Os projetos que utilizam revestimentos de resina para piso buscam otimizar os processos produtivos e levam em consideração as demandas de cada atividade. Por isso, esses revestimentos oferecem vários benefícios:

  • Excelente visual e acabamento – são monolíticos, sem emendas,  ideais para locais de grande circulação de pessoas, que demandam excelente estética como shoppings, escolas e faculdades;
  • Fácil manutenção e segurança – ambientes onde existe grande derramamento de líquidos ou de substâncias escorregadias, óleos e graxas, como nas oficinas ou com bastante tráfego, como estacionamentos. 
  • Fácil higienização – em locais como a indústria alimentícia, onde a higienização constante é fundamental para evitar a contaminação dos alimentos por agentes químicos e biológicos.
  • Propriedades fungicidas e bactericidas – que complementam a facilidade de higienização, evitando a proliferação de agentes patogênicos.
  • Resistência e impermeabilidade – para espaços como a indústria química, onde a resistência térmica, química e mecânica são importantes para suportar processos e reações que ocorrem dentro das instalações.
  • Condutivo –  ideal para pisos em ambientes que necessitem de características condutivas ou anti-estáticas, como clínicas e hospitais.

Ainda não decidiu?

É assim mesmo! A escolha do revestimento de resina para piso interfere diretamente nas atividades do negócio, seja uma indústria ou uma empresa onde exista grande movimentação de pessoas e equipamentos.  

Por essa razão, é fundamental seguir as normas de segurança e escolher pessoas tecnicamente preparadas para a execução do trabalho. Conheça nossos cases e veja o trabalho que realizamos para nossos clientes. Depois, fale com a gente!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Entre em

Contato conosco

A HARDYFLOOR está a disposição para atender as necessidades da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe comercial!

CADASTRE-SE PARA RECEBER UMA CONSULTORIA

Informação de Contato