Blog

Quais as vantagens de utilizar a tinta ecológica para piso?

Nos últimos anos, as pessoas e as empresas têm demonstrado maior interesse em  soluções sustentáveis como forma de contribuir para a preservação do meio ambiente e também cuidar da saúde. 

Essa mudança de comportamento tem se refletido no aumento do consumo de produtos ecológicos e na valorização das empresas com as melhores práticas ambientais.

Seguindo essa tendência, a indústria de tintas e revestimentos e o mercado da construção civil têm buscado investir em alternativas para transformar as edificações em espaços mais ecológicos, que causam menor impacto sobre o meio ambiente e proporcionam melhor qualidade de vida.

Para atingir esse objetivo, a tinta ecológica tem sido cada vez mais utilizada como uma alternativa mais sustentável, menos poluente e que oferece menos risco à saúde.

No dia 05 de junho foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e nesse artigo, vamos conhecer as vantagens da tinta ecológica para piso. 

Como são fabricadas as tintas?

As tintas convencionais são resultado de um processo químico, onde são combinados produtos como resinas, pigmentos, diluentes e aditivos. As tintas possuem diferentes formulações a depender da sua finalidade.

Esses compostos são responsáveis por deixar a tinta com a capacidade de formar uma película brilhante, melhor fixação, além de conferir propriedades fungicidas e bactericidas. Os solventes são responsáveis por manter a tinta em estado líquido antes da sua utilização.

Entre os seus componentes, as tintas convencionais possuem compostos orgânicos voláteis – VOC – que são componentes que se transformam em gás ao entrar em contato com a atmosfera, interferindo na qualidade do ar e gerando poluição.

Embora a maior concentração de compostos orgânicos voláteis esteja nos mais diversos tipos de tintas e revestimentos, esses compostos também estão presentes em diversos outros produtos como cosméticos, combustíveis, inseticidas e produtos de limpeza.

Alguns produtos que possuem componentes orgânicos voláteis podem causar alergia e outros danos à saúde. Como esses produtos podem ser absorvidos por inalação ou contato com a pele, o seu manuseio exige o uso de EPI para proteção profissional.

Entretanto, a indústria de tintas de revestimentos está sempre em inovação, apresentando produtos cada vez mais diferenciados, para atender às exigências do mercado. Uma delas é a demanda por tintas ecológicas.

Como surgiu a tinta ecológica?

As tintas nem sempre foram os compostos químicos que conhecemos hoje. Antes da sua produção em forma convencional, a tinta era produzida artesanalmente com a mistura de elementos naturais como terra, plantas, gordura de animais, pedras e até sangue.  

As tintas convencionais foram desenvolvidas por meio da adição de componentes químicos, como resinas e outros materiais, para proporcionar mais brilho e maior durabilidade ao produto onde eram aplicadas. 

A produção industrial de tintas permitiu aos fabricantes diversificar os produtos e obter ganhos de escala. Entretanto, o mercado consumidor passou a demandar soluções ecologicamente sustentáveis, como forma de preservar o meio ambiente e minimizar os riscos à saúde.

Tornou-se necessário buscar soluções que causassem menos impactos ambientais, mas que, ao mesmo tempo, tivessem uma produção ampla para atender às novas demandas do mercado consumidor.

Seguindo uma tendência mundial, as indústrias de tintas e da construção civil investiram em infraestrutura e pesquisa para desenvolver produtos ecológicos, com menor potencial poluente e que causassem menos impactos ao meio ambiente.

Esse investimento proporcionou mudanças na cadeia de produção das tintas, com um processo mais limpo, com a redução de etapas, menos consumo de água, menos retrabalho e menos resíduos.

O investimento em pesquisa possibilitou ainda o desenvolvimento de produtos fabricados com menor utilização de energia, redução na emissão de gases poluentes e menos componentes orgânicos voláteis.

Quais as vantagens da tinta ecológica?

A tinta ecológica é formulada com matérias-primas naturais, compostas de minerais, como óxido de ferro e argila; de vegetais, como óleo de linhaça; e de insumos animais como insetos. A tinta ecológica não possui compostos tóxicos nem derivados de petróleo. 

As tintas ecológicas não agridem o meio ambiente, não poluem a atmosfera, nem destroem a camada de ozônio. Em vez de solventes convencionais, as tintas ecológicas usam a água, diluentes cítricos e a terebintina natural, que também atua como fungicida.

São produtos que não oferecem risco à saúde, pois não contém os componentes orgânicos voláteis que podem causar alergia e outros problemas de saúde, tanto nos profissionais que aplicam a tinta, quanto nas pessoas que vão morar ou trabalhar no ambiente que recebe a pintura.

Os componentes naturais utilizados na tinta ecológica controlam a umidade do ambiente, o que evita o surgimento de fungos e mofo, além de permitir que a superfície “respire”.

Conheça o sistema Hardypaint ECO

O Sistema Hardypaint ECO é fabricado com NR-Poli-Cis-Isopreno, um composto à base de borracha vegetal sintética, sem a adição de compostos orgânicos voláteis. Esse revestimento pode ser aplicado em áreas internas e externas, suporta o trânsito de leve a moderado e deve ser aplicado em um substrato em bom estado.  

Após a devida análise do substrato e a correta preparação da superfície, é aplicada uma camada de primer (selador), que se infiltra nas moléculas de concreto agregando-as e formando uma ponte de aderência entre o substrato e o acabamento final.

Após o processo de aplicação do primer, são aplicadas 1 ou 2 demãos (conforme a necessidade) de Hardypaint ECO. Esse sistema pode variar de espessura dependendo da necessidade da área a ser revestida, sempre de 300µ a 800µ.

O sistema Hardypaint ECO proporciona um acabamento de aparência brilhante com alta resistência química e mecânica. Sua rapidez de aplicação, facilidade de limpeza e manutenção, aumenta a durabilidade do substrato e se mostra como uma ótima alternativa em termos de custo-benefício.
Conheça a nossa linha ecológica Hardypaint ECO. A Hardyfloor está sempre inovando para produzir soluções ecologicamente corretas!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Entre em

Contato conosco

A HARDYFLOOR está a disposição para atender as necessidades da sua empresa. Entre em contato com nossa equipe comercial!

CADASTRE-SE PARA RECEBER UMA CONSULTORIA

Informação de Contato