E como a Hardyfloor venceu cada um deles.
Quando um cliente escolhe uma empresa para instalação de pisos industriais, surgem várias dúvidas quanto à execução do trabalho. Será que vão cumprir o prazo? O piso é realmente resistente? Cumpre os padrões internacionais de qualidade?
Ao longo dos seus mais de 20 anos de atividades, a Hardyfloor se deparou com essas e outras dúvidas de seus clientes, que estavam preocupados em instalar pisos resinados de qualidade mas ainda não conheciam nosso trabalho.
Neste artigo, resolvemos listar 7 desafios encontrados na instalação de pisos industriais e demonstrar com alguns de nossos cases como vencemos cada um deles.
1. Atendimento aos padrões internacionais de qualidade
Na Magneti Marelli, localizada em Goiana – Pernambuco, havia a necessidade urgente da execução de um sistema de pintura que atendesse às normas e padrões internacionais da empresa.
Especificamos o nosso Sistema Hardypaint ST Plus de alta espessura, 100% dos componentes sólidos, que consiste em um polimento com vídeas especiais para limpeza do concreto e abertura de porosidade.
Logo após esse processo, aplicamos o primer de alta viscosidade, que penetra nos poros do concreto e cria uma ponte de ancoragem entre o substrato e o acabamento final. Para concluir, aplicamos a pintura em duas demãos de acabamento em epóxi 100% sólidos com espessura média de 700 micras.
O Sistema Hardypaint ST Plus executado em uma área total de 2.684m² equiparou-se às aplicações internacionais e atendeu às expectativas do cliente.
2. Piso com desgaste prematuro
É muito comum na instalação de pisos industriais encontrar unidades onde o piso sofreu desgaste prematuro devido à escolha inadequada de materiais ou equívocos de instalação.
Esse foi o problema que encontramos na Bunge Alimentos, na cidade de Luís Eduardo Magalhães – Bahia. Observamos que nas áreas de envase, o piso cerâmico estava em bom estado, porém com aspecto escuro e apresentando reparos nos rejuntes. Assim preparamos o piso através de desengraxe, fresamento e cortes transversais e latitudinais.
Nas áreas de empacotamento, onde o piso existente era apenas uma pintura, havia desplacamentos e desgaste prematuro. Utilizamos então o mesmo processo para que as camadas de tinta saíssem por completo.
Nas duas áreas, a especificação foi do Sistema Uretano por ter grande resistência química, à abrasão e ao impacto, garantindo a integridade do revestimento além de conter em sua composição agentes fungicidas e bactericidas.
3. Estruturas danificadas pela corrosão
Algumas atividades industriais exigem pisos altamente resistentes a substâncias químicas e corrosivas, sob pena de comprometer a segurança e a qualidade da produção.
Esse foi o desafio apresentado pela Ball, na cidade de Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco. Na fábrica de latas, os diques de contenção apresentavam altos problemas de corrosão e na fábrica de tampas a pintura dos corredores se apresentava bastante danificada.
Na fábrica de latas, a Hardyfloor usou o Sistema Hardylayer PU PLUS. A superfície foi desengraxada e polida para atingirmos um excelente ponto de ancoragem.
Após esse processo, estucamos alguns pontos com nossa argamassa Hardygrout PLUS onde a corrosão havia desgastado o substrato, aplicamos primer aspergido e acabamento em PU PLUS.
Na fábrica de tampas utilizamos o Sistema Hardypaint ST 100% sólidos. A Hardyfloor utiliza apenas resinas 100% sólidas, o que nos assegura não haver desgaste prematuro.
A pintura tem alta resistência à abrasão, além da preparação da superfície, para que a ponte de aderência entre o acabamento e o substrato esteja corretamente ancorada.
4. Rapidez na aplicação
A International Paper, localizada em Luís Antônio – São Paulo, relatou que estava encontrando dificuldades em manusear e transportar as bobinas de papel na sua área fabril, pois o piso já antigo encontrava-se com desplacamentos, desníveis e trincas.
O cliente tinha apenas 72 horas para a execução de uma área de 350m². Tínhamos que retirar o piso antigo, que apesar dos desplacamentos, estava aderido em algumas áreas.
Fizemos um teste no local para sabermos exatamente o tempo entre retirada do piso existente e a execução do revestimento especificado.
Nosso Sistema Hardylux UT – Autonivelante Uretano com 4mm de espessura atendeu a todas as solicitações do cliente e cumprimos o prazo. Também fizemos o tratamento das juntas, executamos os chanfros e em alguns pontos estucamos pequenas irregularidades.
5. Teste Inusitado
Na instalação de pisos industriais podem ocorrer situações inusitadas. Em visita à Bunge Moinho de Farinhas Especiais, na época Cargill, localizada em Tatuí – São Paulo, encontramos um piso extremamente danificado, com juntas esborcinadas.
Tratava-se de uma laje onde a movimentação e a vibração eram intensas em função das peneiras de farinha.
O cliente precisava ter garantia de que um revestimento à base de resinas resistiria à movimentação e vibração das estruturas. Na época (janeiro de 2000), o superintendente solicitou uma amostra de piso resinado.
Após a execução e cura do piso, aprovamos para os testes que foram executados em nossa presença por exigência do cliente. Foi um teste fora do comum: ele literalmente “deu uma marretada” no piso aplicado e a resistência era superior ao que ele esperava.
Com isso fomos aprovados para iniciar os trabalhos de recuperação de todo o piso. Entramos com nosso Sistema Hardycoat ST, (piso espatulado), tratamento de todas as juntas com o Sistema Hardyflex.
Após esta obra recuperamos outras áreas, revitalizamos esta após 12 anos de uso, e executamos outras sempre que solicitados.
6. Economia de tempo é dinheiro
Na Lanxess, localizada em Pernambuco, encontramos um substrato muito irregular, comprometendo o tráfego intenso de empilhadeiras. Além disso, todas as juntas estavam deterioradas, esborcinadas e grande parte da área estava totalmente danificada, com várias partes do concreto desplacando.
O cliente estava disposto a fazer uma nova concretagem, com alto investimento e paralisação das atividades. Após a análise do substrato, apresentamos uma solução que economizaria tempo e dinheiro.
Para dar segurança ao cliente, oferecemos uma amostra no local. Executamos nosso Sistema Hardycoat ST 4mm, estucamos os buracos com Hardygrout e tratamos as juntas executando reforços labiais com nosso sistema Hardyflex. Após 15 dias de teste intenso, o piso foi aprovado.
Executamos aproximadamente 5.000m² de piso com Sistema Hardycoat ST, 1.600m de reforço labial com o Sistema Hardyflex, e estucamentos de todas as áreas comprometidas com nosso Sistema Hardygrout, utilizando mais de 80.000 kg no total.
7. Execução sem interromper a produção
A Kordsa Global, com unidade localizada em Camaçari – Bahia, líder na produção de de reforços, como fibras nylon e poliéster de alta tenacidade, compósitos e fibras sintéticas, contratou a Hardfloor para uma mudança radical no chão de sua fábrica.
Um dos maiores desafios na instalação de pisos industriais é a execução do trabalho sem interromper a produção, condição que foi determinada pelo cliente para a execução do trabalho. Realizamos com êxito total o piso especificado.
Fizemos um polimento com videas para abrir porosidade e pela diversidade das necessidades das áreas, utilizamos uma variedade de produtos e sistemas. Foram aplicados os sistemas Hardycoat ST e UT, (piso espatulado), Hardylayer ST e UT piso (multilayer), Hardyflex (tratamento de juntas e reforço labial), Hardygrout (estucamento e regularização de buracos). A parceria se estendeu a outras áreas da fábrica.
Conheça a Hardyfloor
Somos parceiros dos melhores fornecedores do mercado e temos know how para especificar a solução ideal para sua empresa. Venha conhecer nossas soluções. Estamos prontos para novos desafios!